Abertos ao público, os painéis “Audiovisual: Entre a Produção Autoral e o Mercado” e “O Lugar do Produtor no Audiovisual Brasileiro” aconteceram nos últimos sábado (29) e domingo (30), respectivamente, durante a programação do F+E - Formação de Produtores Audiovisuais, no auditório do Sebrae, em Goiânia. Entre os convidados, estiveram nomes de peso do mercado audiovisual nacional e internacional, além de representantes regionais do setor para mediarem o debate.

No sábado, participaram o editor, produtor e professor do European Audiovisual Enterpreneurs (EAVE), Fernando Epstein, também fundador da Mutante Cine, no Uruguai; o cineasta Renato Barbieri, sócio da Gaya Filmes e diretor em Brasília da Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE); e o produtor executivo Roberto Martha, sócio da Scriptonita Films, em São Paulo.

Durante o painel, os produtores falaram sobre suas trajetórias profissionais e dividiram com o público suas perspectivas sobre o mercado audiovisual. De forma parecida, os conferencistas do painel do dia seguinte (cujo tema foi “O Lugar do Produtor no Audiovisual Brasileiro) também compartilharam suas experiências e traçaram panoramas para o futuro do setor, em meio ao atual cenário de cortes de verbas por parte das gestões governamentais.

Segundo a produtora Vânia Lima, que compõe a diretoria do CONNE, em momentos como esse, é necessário que as empresas produtoras estabeleçam alianças e unam suas forças para tornar os projetos possíveis. Eduardo Pop, sócio da Zola Filmes, também comentou sobre limites orçamentários. De acordo com ele, é preciso encontrar formas de driblar essas restrições.

“O produtor deve saber qual a sua capacidade de realizar com aquele dinheiro disponível. O que a gente pode fazer com o dinheiro? E o que a gente pode fazer para caber esse dinheiro?”, argumentou.

Completando o time de convidados do painel, Leo Garcia, roteirista e sócio da Coelho Voador, falou sobre a importância do roteiro nos empreendimentos audiovisuais. Para ele, o mercado nacional está começando a valorizar mais essa etapa da produção.

O F+E aconteceu entre os últimos dias 28 e 30 de junho, na sede regional do Sebrae em Goiás. O projeto foi idealizado pela Sertão Films e Vietnam Filmes, com patrocínio da Lei Goyazes.