SÉRGIO SÁ LEITÃO
Conferencista
Jornalista e gestor público, Sérgio Sá Leitão é Secretário de Cultura do Estado de São Paulo desde 2019. Foi Ministro da Cultura entre 2017 e 2018 e também trabalhou como chefe de gabinete do Ministério da Cultura, entre 2003 e 2006. Serviu como diretor da Agência Nacional de Cinema em dois períodos diferentes e foi presidente da RioFilme e Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Sérgio faz a conferência de abertura do F+E 2022, no dia 02/08, a partir das 19 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. O evento terá transmissão ao vivo pela UEG TV e no site da Sertão Filmes.
JOÃO VIEIRA JR.
Conferencista
João Vieira Jr. estudou Direito na Universidade Católica de Pernambuco. Tem trabalhado com importantes diretores do cinema brasileiro como Adelina Pontual, Armando Praça, Cao Guimarães, Cláudio Assis, Hilton Lacerda, Jorane Castro, Karim Aïnouz, Letícia Simões, Lírio Ferreira , Marcelo Gomes e Tatiana Almeida (Tita). É produtor dos longas Cinema, Aspirinas e Urubus, Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, Era uma vez eu, Verônica, Tatuagem, O Homem das Multidões, Joaquim, Greta, Estou me guardando para quando o carnaval chegar, Casa, Fim de Festa, Fortaleza Hotel, Nós e Paloma. Assina a produção executiva dos filmes O Céu de Suely, Baixio das Bestas e O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas. Para TV, produziu as séries ficcionais Fim do Mundo, Lama dos Dias e Chão de Estrelas e o documentário KFZ-1348. Foi presidente da ABD/PE. Atualmente é membro do Conselho Consultivo do Audiovisual do Estado de Pernambuco.
João Vieira Jr. participa do painel online "Produção Criativa: o campo onde negócio e cultura se encontram", no dia 03/08, a partir das 19 horas com transmissão ao vivo pela UEG TV e no site da Sertão Filmes.
KEYTI SOUZA
Mentora do F+E Lab
Diretora executiva da Têm Dendê Produções, empresa com 21 anos de atuação e mais de 100 horas de programações realizadas nos diversos segmentos, consolidando a atuação no Brasil como membro associado à Bravi - Brasil Audiovisual, à Conne - Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste, e à APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro. Keyti é formada em jornalismo e possui especialização em mídias digitais, gerencia projetos executivos em coprodução e atua na prospecção de novos negócios, Lei do Audiovisual, editais e outras fontes de fomento. Além disso, também realiza crítica ensaísta de obras audiovisuais, especialmente produzidas por países africanos para o site Negre e resenhas sobre viagens para o site Bitonga Travel.
GEÓRGIA ARAÚJO
Mentora do F+E Lab
Comanda a produtora Coração da Selva há dez anos, sendo responsável pela empresa e também pela produção de todos os seus projetos de filmes e séries de TV. Graduada em cinema em 1992 pela Universidade de São Paulo, já lecionou na ECA – USP e no Instituto Dragão do Mar (escola de cinema no Ceará). Produziu mais de 10 longas e diversos trabalhos em formatos de ficção e documental. Em 2012 e 2013, produziu a série Pedro e Bianca, para a TV Cultura, que foi a vencedora do International Emmy Awards 2013 na categoria de melhor Série Infantil e do Prix Jeunesse Internacional na categoria “ficção para o público de 12 a 15 anos”. Em 2014, lançou o longa-metragem Praia do Futuro, dirigido por Karim Aninouz, que teve sua première mundial na Mostra Competitiva do Festival de Berlim. Mais recentemente, produziu os longas Chorar de Rir e Amor em Sampa, além das as séries Condomínio Jaqueline, para a Fox, e A Vida Secreta dos Casais, para a HBO.
Georgia é uma das mentoras do F+E Lab, laboratório de formação de empreendedores audiovisuais, que acontece entre os dias 4 e 7 de agosto, em Goiânia.
FACUNDO GUERRA
Conferencista
Facundo Guerra, engenheiro de alimentos, jornalista internacional e político, mestre e doutor em ciência política pela PUC-SP, resolveu em 2005 declarar independência da corporação e iniciou a construção de uma série de projetos bem-sucedidos em São Paulo: Vegas, que durou sete anos, ajudou a formar a região que hoje é chamada de Baixo Augusta, junto com os bares Volt e Z Carniceria. Em seguida, inaugurou o Lions Nightclub e o Club Yacht, que trouxe mais uma vez o eixo do entretenimento noturno para o centro da cidade. O Cine Joia veio em 2012, na região da Liberdade, trazendo de volta um antigo cinema dedicado a cineastas japoneses. Entre seus outros projetos estão o Riviera, misto de clube de jazz, bar e restaurante aberto com o chef Alex Atala, em 2013, que trouxe de volta a São Paulo um dos bares mais icônicos da cidade. Em 2014 abriu o Panam, no Hotel Maksoud Plaza, o Frank Bar, no mesmo espaço, e o Mirante 9 de Julho, abandonado há décadas, em uma PPP. Recebeu o prêmio de cidadão São Paulo pelo Catraca Livre, em 2015, eleito um dos 100 empreendedores mais influentes do mundo pela revista norte-americana Good Magazine, em 2016, e homem do ano pela revista Vip, em 2016. Em 2017, lanócu o livro "Empreendedorismo para Subversivos", que atingiu a lista dos mais vendidos entre os livros de não ficção. Em 2021, iniciou seu curso de empreendedorismo, onde atendeu mais de 2.500 alunos e, no final do mesmo, participou como convidado na sexta temporada do programa Shark Tank Brasil. Em 2022, lançará seu podcast para a plataforma “Originals" do Spotify e estreará “Shaking the Bar”, onde será anfitrião de um reality show sobre entretenimento no canal Sony.
Facundo realiza a conferência "Empreendedorismo para Subversivos", no dia 04/08, a partir das 20 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. O evento terá transmissão ao vivo pela UEG TV e no site da Sertão Filmes. Ele também participa de um bate-papo com os participantes do F+E Lab, no dia 05/08.
FERNANDO EPSTEIN
Mentor do F+E Lab
Fernando Epstein é um premiado editor, produtor e professor. Nascido no Uruguai, Epstein estudou Mídia e Comunicação em Montevidéu. Começou a trabalhar como editor em um momento em que o mundo analógico convergia para o digital. “25 Watts”, vencedor do Tiger Award no Festival de Rotterdam, em 2001, foi sua primeira experiência como produtor e editor de filmes. À época, Fernando foi um dos cofundadores da Control Z Films, onde produziu e editou vários títulos, como “Whisky” (Un Certain Regard - Seleção Oficial de Cannes 2004, Prix du Regard Originel e Prêmio Fipresci), lançado nos cinemas em mais de 40 países, e “Gigante” (Competição Oficial Berlinale 2009, vencedor do Urso de Prata de Melhor Filme e do Prêmio Alfred Bauer), lançado nos cinemas em mais de 30 países. Em 2011, montou a Mutante Cine, junto com Agustina Chiarino, para continuar desenvolvendo, produzindo, editando e distribuindo documentários e longas, mas também com um forte foco em atividades de formação em cinema. Sua última produção foi o longa colombiano “Monos”, que estreou recentemente em Sundance (World Dramatic Competition - Prêmio Especial do Júri) e no Festival de Berlim. Atualmente, Epstein edita o longa “Glass under my Skin”, de Moara Rossetto Passoni, e desenvolve uma série de TV sobre a Segunda Guerra Mundial no Rio da Prata, no Uruguai. Ele trabalhou também como professor de Produção Cinematográfica na EICTV (Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba) e em várias universidades e escolas de cinema no Uruguai. Faz parte do corpo docente do EAVE, European Audiovisual Enterpreneurs, no programa EAVE Puentes.
Facundo realiza a conferência "Empreendedorismo para Subversivos", no dia 04/08, a partir das 20 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. O evento terá transmissão ao vivo pela UEG TV e no site da Sertão Filmes. Ele também participa de um bate-papo com os participantes do F+E Lab, no dia 05/08.
SÍLVIO SOLEDADE
Mentor do F+E Lab
Mentor de Negócios (PMBM Certificate). Consultor de empresas focado em gestão de empresas de economia criativa (agências de comunicação e propaganda, eventos e produtoras de audiovisual). Sócio da PlanoGestão Consultoria Empresarial desde 2012. MBA em Gestão Empresarial pela ESPM-SP. Especialista em Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi e em Gestão Financeira pela FGV-SP. Bacharel em Administração de Empresas pelo Mackenzie. Bacharel em Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi. Presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP). Membro da ABMEN (Assoc. Brasileira dos Mentores de Negócios). Mentor da Aliança Empreendedora e da Junior Achievement SP. Consultor do SEBRAE na área de Economia Criativa. Coordenador do Módulo Gestão Empresarial no Projeto Objetiva Audiovisual, da Associação dos Produtores de Audiovisual. Consultor da ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais). Atuou na área financeira de empresas como: TV Bandeirantes, TV Globo, Grupo RBS (RS e SC), Canal Rural, LageMagy (Grupo Talent), Agnelo Pacheco e Lautert_Associados. Foi Diretor da Associação dos Executivos de Finanças e Contabilidade (ANEFAC) nas gestões de 1998 a 2004.
APRESENTAÇÃO
"Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento a Festivais de Cinema do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2017"