PAINÉIS TEMÁTICOS

F+E — FILMEEMPREENDEDORISMO

F+E / FILME + EMPREENDEDORISMO

Os três painéis proposto pelo F+E congregam nomes consagrados do mercado audiovisual brasileiro, traçando um panorama da diversidade da experiência da produção em todo o Brasil e promovendo reflexão sobre os desafios dessa função essencial. Os painéis são abertos ao público, sujeitos apenas à lotação do espaço. Não é necessário se inscrever.

PAINEL DE ABERTURA

Entre a Arte e o Mercado –
A História da RT Features

Parceiro de nomes como Martin Scorsese e Olivier Assayas, Rodrigo Teixeira tem entre suas realizações “Me Chame pelo seu Nome”, premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2018.  Ele é CEO da RT Features, a produtora de cinema brasileira mais bem estabelecida no mercado internacional. Neste painel de abertura do F+E, Rodrigo contará um pouco da sua história e dos obstáculos que precisou superar para se tornar um grande produtor, refletindo sobre a realidade brasileira de produção e suas possibilidades nos mercados internacionais.

Data: 28 de junho de 2019
Horário: 20h
Local: Auditório do Sebrae (Av. T3, 1000, Setor Bueno, Goiânia-GO)

 

PAINEL TEMÁTICO 1  

Audiovisual entre a Produção Autoral e o Mercado

Data: 29 de junho de 2019
Horário: 20h
Local: Auditório do Sebrae (Av. T3, 1000, Setor Bueno, Goiânia-GO)

Uliana

Uliana Duarte (mediadora), Nonanuvem Filmes (Goiânia)

Vive e trabalha em Goiânia. Desenvolve pesquisa e produção dedicada ao cinema
documentário desde 2006. Sócia da produtora Nonanuvem Filmes, é mestre em
Gestão do Patrimônio Cultural e doutoranda no programa de pós-graduação em Arte e
Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais - Universidade Federal de Goiás. É
idealizadora e coordenadora de conteúdo da REAU - Rodada de Estudos Audiovisuais,
ciclo de estudos e mostra de filmes, que aconteceu em duas edições em 2018.

FerEpstein01

Fernando Epstein — Mutante Cine e EAVE (Montevidéu)

Fernando Epstein é um premiado editor, produtor e professor. Nascido no Uruguai, Epstein estudou Mídia e Comunicação em Montevidéu. Começou a trabalhar como editor em um momento em que o mundo analógico convergia para o digital. “25 Watts”, vencedor do Tiger Award no Festival de Rotterdam, em 2001, foi sua primeira experiência como produtor e editor de filmes. À época, Fernando foi um dos cofundadores da Control Z Films, onde produziu e editou vários títulos, como “Whisky” (Un Certain Regard - Seleção Oficial de Cannes 2004, Prix du Regard Originel e Prêmio Fipresci), lançado nos cinemas em mais de 40 países, e “Gigante” (Competição Oficial Berlinale 2009, vencedor do Urso de Prata de Melhor Filme e do Prêmio Alfred Bauer), lançado nos cinemas em mais de 30 países. Em 2011, montou a Mutante Cine, junto com Agustina Chiarino, para continuar desenvolvendo, produzindo, editando e distribuindo documentários e longas, mas também com um forte foco em atividades de formação em cinema. Sua última produção foi o longa colombiano “Monos”, que estreou recentemente em Sundance (World Dramatic Competition - Prêmio Especial do Júri) e no Festival de Berlim. Atualmente, Epstein edita o longa “Glass under my Skin”, de Moara Rossetto Passoni, e desenvolve uma série de TV sobre a Segunda Guerra Mundial no Rio da Prata, no Uruguai. Ele trabalhou também como professor de Produção Cinematográfica na EICTV (Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba) e em várias universidades e escolas de cinema no Uruguai. Faz parte do corpo docente do EAVE, European Audiovisual Enterpreneurs, no programa EAVE Puentes.

Renato Barbieri

Renato Barbieri — Gaya Filmes (Brasília)

Cineasta, realiza trabalhos em documentário, ficção, programa de televisão e produto audiovisual com fins educativos. Foi um dos fundadores da Olhar Eletrônico, onde dirigiu os premiados curtas: “Do outro lado da sua casa” (1985), “Duvideo” (1987) e “Expiação” (1989). Dirigiu programas de TV em rede nacional, com destaque para o telejornal diário Jornal de Vanguarda, na TV Bandeirantes; os semanais Vitrine e Forum, na TV Cultura, e reportagens especiais para jornais da TV Globo e TV Educativa. Em 1992, fundou a produtora Videografia, onde se aprofundou na produção de documentários, dos quais se destacam “A Invenção de Brasília” (2001), “Atlântico Negro: Na Rota dos Orixás” (1998) e “Moçambique” (1996). Realizou também cinebiografias, como a do escritor Monteiro Lobato e a do cartunista Mauricio de Sousa. Com o longa “As Vidas de Maria” (2005) fez sua estreia na ficção. Ganhou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, dentre os quais: Melhor Filme e Melhor Direção no Catarina Festival de Documentários, Santa Catarina, 2003; Prix Jeunesse International, Paris, 2001, e Pierre Verger de Excelência pela Associação Brasileira de Antropologia, 2000. Formado em Psicologia, é Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Renato é sócio da Gaya Filmes, em Brasília e prepara agora o lançamento do longa “Pureza”, estrelado por Dira Paes.

Roberto Martha

Roberto Martha, Scriptonita Films (São Paulo)

Um dos mais prestigiados executivos de TV do mercado latino-americano, Roberto Martha é um profissional especializado em gestão de projetos e modelos de negócio. Possui profundo domínio dos diversos conteúdos para TV e seus respectivos formatos, além de forte conhecimento dos mercados local, pan-regional e internacional. Como Diretor de Produção e Negócios em programadoras como Viacom International Media Networks e Grupo Discovery, Roberto produziu mais de 800 horas de conteúdo, nos mais diversos gêneros e tipologias: ficção, séries factuais, reality-shows, séries de animação, documentários, game shows, docu-realities, para canais como Discovery, Home&Health, Animal Planet, TLC, MTV, TV Globo, TV Record, Band, TV Cultura, Nickelodeon, Comedy Central, VH1, entre outros. Entre os principais projetos sob sua gestão estão a série de animação “Escola Pra Cachorro” (Nickelodeon), as séries documentais “Trabalho Duro” e “Águias da Cidade” (Discovery), os longas-metragens “Tropicália” e “Raul Seixas: o Início, o Fim e o Meio” (Paramount Pictures) e as séries ficcionais “Copa do Caos” (MTV) e “Julie e os Fantasmas” (Nickelodeon). Roberto é sócio da SCRIPTONITA FILMS e consultor de produção e negócios, para projetos e coproduções internacionais.

PAINEL TEMÁTICO 2  

O Lugar do Produtor no Audiovisual Brasileiro

Data: 30 de junho de 2019
Horário: 20h
Local: Auditório do Sebrae (Av. T3, 1000, Setor Bueno, Goiânia-GO)

Lidiana Reis

Lidiana Reis (Mediadora), Panaceia Filmes (Goiânia)

Graduada em Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás, tem especialização em Gestão Cultural. É sócia da Panaceia Filmes, onde realiza o SAPI – Seminário Audiovisual para Produtoras independentes. Atuou como produtora na Unidade de Execução do Escritório Regional Centro–Oeste da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TV Públicas do Fundo Setorial do Audiovisual. Em 2017, “Comeback”, primeiro longa-metragem de sua carreira, foi lançado em circuito comercial. Em 2018, o documentário “Paulistas”, do qual é produtora executiva, foi lançado comercialmente através da Sessão Vitrine Petrobras em todo o Brasil. Em 2019, “Alaska”, road movie gravado na região da chapada dos Veadeiros, foi lançado nacionalmente em 20 salas da Rede Cinemark. Trabalhou na gestão do Panaceia Núcleo Criativo, núcleo de desenvolvimento de projetos audiovisuais. Foi produtora do Pirenópolis Doc, festival de documentários, entre 2014 e 2018. Atualmente, produz “Vento Seco” e “Oeste Outra Vez”, longa-metragens de ficção que serão filmados ainda este ano em Goiás.

Eduardo Pop

Eduardo Pop, Zola Filmes (Rio de Janeiro)

Com grande experiência no mercado financeiro e um portfólio abrangente, Eduardo foi sócio fundador da Dos Outros, empresa dedicada à pós-produção de áudio para cinema e TV. Foi responsável pela edição de som de séries de sucesso e mixador dos Estudios Mega, onde trabalhou em diversos projetos. Produziu, em parceria com a HBO Latin America, a série Mandrake, duas vezes indicada ao Emmy Internacional de melhor série dramática (2006 e 2008). Além de desenvolver projetos de longas-metragens, Eduardo é atualmente produtor executivo e sócio da Zola Filmes, onde, entre outros projetos, produziu Romance Policial - Espinosa, Lucia McCartney, Que Marravilha e Troca de Estilos.

Leo_Garcia

Leo Garcia, Coelho Voador (Porto Alegre)

Leo Garcia é sócio da Coelho Voador. Mestre em Roteiro (UPSA – Salamanca, Espanha), escreveu as séries Sapore D’Itália (RBSTV), Bocheiros (Prime Box Brazil) e Werner e os Mortos (Canal Brasil). Destaque para o curta de animação Ed, selecionado para mais de cem festivais e com 27 prêmios. Em 2014, Leo foi selecionado para o Berlinale Talents. Em 2018, lançou nos cinemas dois longas que escreveu e produziu: a ficção Em 97 Era Assim e o documentário A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro, no qual também assina codireção. É o responsável pelo roteiro de dois longas de ficção que serão lançados em 2019: o drama histórico Legalidade (estreia mundial no 35th Chicago Latino Film Festival) e Depois de Ser Cinza, gravado no Brasil e na Croácia. Leo é produtor do longa de ficção Mateína, coprodução com o Uruguai, em finalização e selecionado para o Cine en Construcción (Festival de San Sebastián 2018). Criador, produtor e showrunner da série A Benção, atualmente em finalização, com previsão de estreia para 2020 no Canal Brasil. Leo é também o idealizador e diretor-geral do FRAPA, o maior Festival de Roteiro da América Latina, com seis edições realizadas.

Vania Lima

Vânia Lima

Diretora graduada pela Universidade Federal da Bahia, possui experiência na idealização, roteirização e direção de projetos autorais que buscam reconhecer as identidades e culturas de povos brasileiros. Em sua trajetória no audiovisual, apresenta a cultura e identidade da região
Nordeste através de um novo olhar. Em 2011, criou sua primeira grande experiência no audiovisual, com o programa “Bahia de Todos os Cantos”, que tem o objetivo de mostrar a Bahia para os baianos através de um olhar global. Foi destaque como case de sucesso de conteúdos regionais no Rio Content Market de 2015. Por entender as demandas do setor, em 2018, apresenta novo case no mercado audiovisual de produção independente, ao criar produtos que tenham conteúdo qualificado e atendam a audiência, um resultado que corresponde aos hábitos e desejos dos telespectadores das TV’s exibidoras.

APRESENTAÇÃO

logo_gov_brasao

"Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento a Festivais de Cinema do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2017"

PATROCÍNIO

OFT-Alfred

APOIO

UEG_TV
Sebrae
Gloria

REALIZAÇÃO

sertao_films
Vietnam
logo_fe@2x

#minicursos

62 991131652
info@fefilmlab.com

Facebook
Instagram