F+E — LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES AUDIOVISUAIS
F+E / FILME + EMPREENDEDORISMO
O Laboratório de Formação de Produtores terá duração de três dias e formato de workshop. Ele se propõe a abrir a mente de quatro profissionais e guiá-los para visualizarem de maneira clara caminhos para avançarem nos negócios audiovisuais. O grande diferencial do F+E Lab é não ser um laboratório focado em projetos específicos, mas na figura do produtor.
Serão selecionados 4 produtores das regiões CONNE com todas as despesas pagas para participação no Lab em Goiânia.
As atividades se dividem entre momentos de formação em sala de aula, com conferências e palestras de profissionais de ponta no mercado sobre temas relevantes para a produção e o negócio audiovisual, e sessões de mentoria individualizada, onde os supervisores do laboratório ajudam cada produtor selecionado a avaliar sua trajetória, projetos e habilidades, de forma a desenhar um plano de desenvolvimento profissional e empresarial.
F+E é um laboratório de formação para produtores audiovisuais com perfil empreendedor. Através de aulas, um trabalho personalizado de mentoria e atividades de networking, seleciona e prepara produtores audiovisuais pra um salto nos negócios e nas produções.
Conteúdo
Painel de Abertura
Entre a Arte e o Mercado: a História da RT Features
Conferencista: Rodrigo Teixeira
Mentoria
Os quatro produtores selecionados participarão de um processo intensivo de mentoria individualizada que tem como objetivo uma análise de suas habilidades, qualificação e currículo, para oferecer ferramentas de progresso profissional e ajudar a desenhar um programa pessoal de qualificação para avanço na carreira de produtor.
Aulas
Serão quatro aulas de duas horas cada, proferidas pelos próprios supervisores ou por convidados, em temas específicos fundamentais para a formação de um produtor audiovisual:
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
SELECIONADOS
Ailton Pinheiro
Mestrando em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia, com pesquisa nas áreas de cinema africano e cinema e narrativa. Graduado em Comunicação em Multimeios pela PUC São Paulo. É founder e content creator na produtora Baiana Ori Imagem e Som. Produtor Executivo, roteirista, diretor, showrunner e filmmaker. Estudou na AIC (Academia Internacional de cinema), onde fez o Filmworks, e na LA Film - Latin American Institute. Atua há mais de 14 anos no mercado audiovisual. Suas expertises transitam entre criação, elaboração, direção, produção, pós-produção, comercialização e licenciamento de conteúdos audiovisuais para as diversas mídias e plataformas. Foi coordenador e produtor executivo no Grupo Mandacaru Filmes, onde coordenou a criação de cerca de 45 Projetos (séries de ficção, documentários, telefilmes, curtas e longas- metragens), dos quais alguns captaram recursos e estão em diferentes fases de produção. Atualmente, dirige seu primeiro longa-metragem, em fase de finalização para TV. É também diretor do documentário “Poezia Azeviche”, sobre os compositores dos blocos afro, com exibição programada para o SP Cine Play e recém-selecionado para o In Edit Brasil 2019, maior Festival de documentário musical do país.
Eva Pereira
Vinte anos atuando no audiovisual, grande parte desse tempo em produção, somente em 2008, voltei o olhar para roteiro e surgiu uma tímida vontade dirigir o que escrevia. Daí, alguns documentários experimentais, prêmios de desenvolvimentos de roteiros e, em 2014, a direção de um episódio do longa de produção coletiva "Palmas, Eu Gosto de Tu". Em 2015, a direção de uma série para as TVs Públicas, em 2016, um longa doc e um curta, e em 2018, a direção do longa ficção “O Barulho da Noite”, selecionado no Prodecine 1.
Mariah Benaglia
Mariah Benaglia é formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal da Paraíba. Trabalha nas áreas de produção e gestão de projetos culturais desde 2006. Participou, como produtora, diretora e atriz, em dezenas de produções audiovisuais paraibanas. Entre 2014 e 2015, assumiu o cargo de Gerente Operacional de Difusão do Audiovisual na Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba. Produziu “O Nó do Diabo” (2017 - estreia no 50° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro) e “A Noite Amarela” (2019 - estreia no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam), ambos longas-metragens realizados pela Vermelho Profundo. Em 2017, fundou sua empresa produtora: Electra Filmes. Atualmente, desenvolve os projetos de longas-metragens “O Braço” (direção Ian Abé e Jhésus Tribuzi), “Estranho Vazio” (direção Gian Orsini), “Noite e Sombra” (direção Rodolpho De Barros) e “Uivo” (direção Ian Abé).
Wadih Elkadi
Wadih Elkadi é produtor executivo da F64 Filmes desde sua criação, em 2013. É Diretor da BIS – Bienal Internacional do Cinema Sonoro. Começou sua carreira no audiovisual organizando mais de 40 mostras de animação japonesa, entre 2002 e 2010. É produtor dos longa-metragens “Taego Ãwa” (2017 - Cinema du Réel e Festival de Tiradentes) e “El Último País”, coprodução Brasil, Angola e Cuba (2018 - Festival de Málaga e Festival do Rio). Lançou em 2018 o seu primeiro longa metragem como diretor, “No País do Footbal” (ESPN).
APRESENTAÇÃO
"Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento a Festivais de Cinema do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2017"