EDIÇÃO 2019

PAINÉIS

A primeira edição do F+E - Formação de Empreendedores Audiovisuais aconteceu entre os dias 28 e 30 de junho de 2019, no Centro de Formação do Sebrae Goiás, em Goiânia, com foco em produtores das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Concebido e realizado pela Sertão Filmes e pela Vietnam Filmes, essa primeira edição do projeto foi patrocinada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Goiás, a Lei Goyazes, com recursos da Papelaria Tributária. Contou também com o apoio do Sebrae, apoio institucional da GoFilmes - Associação das Produtoras Independentes de Cinema e TV de Goiás, da CONNE  - Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste -,e da Universidade Estadual de Goiás, além do apoio local do Glória Bar e Restaurante e da Cantina das Libélulas.

 Foram três dias intensos de atividade, incluindo o F+E Lab, dois minicursos e três painéis.

F+E LAB

Em formato de oficina, o F+E Lab proporciona a um grupo de produtores selecionados o acesso a conhecimentos-chave somado a um processo intenso de mentoria individualizada, com foco na avaliação do perfil de cada participante e de sua empresa e no desenho de um plano pessoal de avanço profissional.

Os conteúdos incluem aulas em temas fundamentais para a formação do produtor audiovisual e do empreendedor, como “Modelos de Negócio para Produtoras”,”Internacionalização da Produção” e “Ciclos de Projetos”. Uma análise detalhada de forças e fraquezas conduz à construção do planejamento pessoal. Tudo isso em um ambiente de intimidade e franqueza que estimula um mergulho e olhar profundos sobre os obstáculos e barreiras pessoais e profissionais de cada um.

Para a edição 2019 foram 89 inscritos de 14 estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Quatro produtores de Goiás, Tocantins, Bahia e Paraíba foram selecionados para a Laboratório.

Screen Shot 2019-06-04 at 18.02.11
Screen Shot 2019-06-04 at 18.04.30
Screen Shot 2019-06-04 at 18.06.00
Screen Shot 2019-06-04 at 18.07.55

“São espaços como esse, de troca entre os produtores, que nos tornam melhores profissionais. O F+E, além de inovador, é um marco no cenário atual, onde cada produtor tem se perguntado como tocar os seus negócios e como seguir adiante.Eu entrei de um jeito aqui e saí de outro completamente diferente e melhor.”

Ailton Pinheiro Jr.,Ori Imagem e Som
(Salvador-BA)

“Participar do F+E foi uma das experiências mais incríveis e transformadoras que eu tive na vida. É impressionante o quanto, em menos de um mês, isso impactou positivamente o meu trabalho, a minha conduta profissional. Eu sou outra pessoa depois do F+E e muito mais feliz profissionalmente.”

Eva Pereira, Cunhã Porã Filmes
(Palmas-TO)

“Participar do F+E foi uma experiência transformadora na minha carreira como produtora. Eu já vinha de vários outros eventos audiovisuais voltados para o desenvolvimento, comercialização ou internacionalização de projetos.No F+E, pela primeira vez, eu tive a oportunidade de focar no trabalho integral do produtor, e não só nos projetos audiovisuais. De uma forma muito mais integrada, pensar nos aspectos empresariais e de empreendedorismo e em como usá-los em favor dos projetos.”

Mariah Benaglia, Electra Filmes
(João Pessoa-PB)

“A experiência no laboratório foi catártica. Houve generosidade por parte de todos em apresentarem como a carreira de cada um se deu. Esse desnudar trouxe muitas coisas para os participantes, porque a partir da experiência do outro passamos a observar as nossas carreiras. E isso foi o mais gratificante: perceber que não existe uma maneira única de construção dentro do audiovisual.”

Wadih Elkhadi, Havana Filmes
(Goiânia-GO)

PAINÉIS

O painel de abertura do F+E 2019 foi uma conferência de Rodrigo Teixeira, um dos produtores brasileiros mais conhecidos e respeitados no mercado internacional, cujo filme “Me Chame pelo seu Nome”, ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2018.

 O painel “O Audiovisual entre a Produção Autoral e o Mercado” contou com o uruguaio Fernando Epstein, da Mutante Cine e do EAVE, Roberto Martha, da Scriptonita Filmes, de São Paulo, e Renato Barbieri, da Gaya Filmes, de Brasília.

 Já o painel “ A Função do Produtor Audiovisual no Brasil”, mediado pela produtora goiana Lidiana Reis, da Panaceia Filmes, teve como participantes Vânia Lima, da Tem Dendê, de Salvador, Eduardo Pop, da Zola Filmes, do Rio de Janeiro, e Leo Garcia, da Coelho Voador, de Porto Alegre.

Rodrigo Teixeira

“É um projeto pro qual eu bato palmas. Formar produtores é algo em que eu sempre acreditei e existem muito poucos projetos assim no Brasil. O F+E é um evento único e que deveria ser replicado em outros lugares.”

Rodrigo Teixeira
RT Features

Roberto Martha

“É fundamental a iniciativa do F+E de um olhar de empreendedorismo pro setor audiovisual. Empreender nesse universo é um desafio que demanda muita capacitação e especialização.”

Roberto Martha
Scriptnonita Filmes

Karen Castanho

“Iniciativas como a do F+E são fundamentais pra formação de produtores. Elas encorajam novos entrantes no mercado, promovem o empreendedorismo, e essa troca de experiências entre pessoas de diferentes partes do Brasil e outros países é fundamental pras duas partes.”

Karen Castanho, Biônica Filmes
(São Paulo)

MINI CURSOS

Foram dois minicursos, com 16 horas de duração cada. O minicurso “Coprodução e Financiamento Internacional” foi ministrado por Karen Castanho, da Biônica Filmes, de São Paulo, enquanto “Planos de Negócios para Produtoras Audiovisuais” foi coordenado por Lessandra Maione, consultora do Sebrae Goiás.

Georgia-Costa-Araujo-700×434

“A proposta do laboratório é muito original. O resultado foi surpreendente. Apesar de terem sido só dois dias, foi muito claro o grande impacto desse processo na estratégia de cada um.”

Geórgia Costa Araújo
Coração da Selva Produções(São Paulo-SP)

Max Eluard_CREDITO_ DA FOTO_ARES SOARES

“Pensa-se muito na formação do diretor, na formação do roteirista. Há mesmo atenção à formação em direção de arte e em outras funções mais técnicas. Não se pensa, entretanto, a formação do produtor.”

Max Eluard
Avoa Filmes e TV Unifor

REALIZAÇÃO

sertao_logo
logo_vitnam_noBox_horiz@3x
logo_fe@2x

#minicursos

62 991131652
info@fefilmlab.com

Facebook
Instagram